Partiu de Santo Amaro a tradicional romaria à cidade de Bom Jesus de Pirapora
Abril 28, 2001

Veja também as fotos da edição 2005 da tradicional Romaria dos Cavaleiros do Senhor Bom Jesus de Pirapora

.

Partiu rumo à cidade de Bom Jesus de Pirapora -com a participação de cavaleiros, charreteiros e ciclistas- a tradicional romaria organizada pela Associação Santamarense dos Romeiros do Senhor Bom Jesus de Pirapora. Segundo Alceu José Luz (foto à direita), presidente da Associação, o evento -que este ano celebra seu Jubileu de Ouro- contou com a participação de trezentos cavaleiros, que enfeitaram as ruas de Santo Amaro com suas cores.
O tema deste ano, "Tradição, amizade e fé", não poderia ser mais apropriado, já que o evento reuniu várias gerações de romeiros num clima de amizade e devoção à imagem de Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem é venerada pelos Romeiros.
O Sr. William, vice-presidente da associação, comentava, emocionado: "Eu comecei a participar na Romaria há mais de trinta anos; depois minha filha - que hoje é porta-bandeira- começou a participar, e agora são meus netos que me acompanham". Apontando para a imagem de Nossa Senhora, disse: "É isto que me emociona, e o motivo da minha participação na Romaria".
A romaria surgiu no século passado, na década de 40, numa cisão -promovida por José de Oliveira Almida Diniz e Henrique Schunk Branco- da tradicional romaria organizada para originalmente pagar uma promessa ao Bom Jesus de Pirapora. 
O retorno a Santo Amaro está previsto para o dia 30, às 20h.

Artigos relacionados:

Fotos do evento

Três gerações de romeiros

Três gerações de romeiros: Sergio, Rosemaire, William Jr., João Pedro, Irimara, Sergio Reis, Neusa e o vice-presidente da Associação dos Romeiros, William.
Arlindo Chinaglia e  Roberto Pavanelli, Nerilton Antônio do Amaral
O evento foi prestigiado por várias autoridades. À esquerda, o Secretário de Implementação das Sub-Prefeituras, Dr. Arlindo Chinaglia, com o Dr. Roberto Pavanelli, presidente da diretoria da 102a. Subseção da OAB. / Santo Amaro. À direita, o Eng. Nerilton Antônio do Amaral, Administrador Regional de Santo Amaro, cavalga pelas ruas de Santo Amaro. 
Uma cortina de fumaça colorida recebe os cavaleiros no Largo Treze Ao chegar à Casa Amarela, o cavalheiro toca o berrante

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, a bandeira do Brasil e demais símbolos foram carregados com dignidade e altivez pelos romeiros.

Caju, o líder dos ciclistas

O Dr. Roberto Pavanelli, presidente da diretoria da 102a. Subseção da OAB. / Santo Amaro

A presença de muitas crianças, acompanhando seus pais, é a garantia que a tradição do evento será preservada nas gerações futuras.

[ Convide um(a) amigo(a) ] a ler esta reportagem

[ Imprima ] esta reportagem

Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo